OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ADOÇÃO E A PRÁTICA DE REGRAS ESSENCIAIS À AUTONOMIA DOS SUJEITOS EM ESCOLAS RURAIS DE PIRPIRITUBA – PB
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0003Palabras clave:
Recursos didáticos, Moral, Rural.Resumen
Este ensaio busca refletir sobre as ações do projeto de extensão “Os jogos como instrumentos educativos auxiliares à formação moral dos discentes de escolas no/do campo”, aprovado – em 2017 – no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo foi aplicar jogos como recursos didáticos favoráveis à adoção e à prática de regras, principalmente as que promovam o respeito mútuo e a autonomia. Docentes e discentes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), do Campus III da UFPB, utilizaram como fundamentação teórica Piaget (1973; 1964; 1994; 1994). Optou-se pela construção e aplicação dos jogos como boliche, formação de palavras, em turmas multisseriadas de quatro escolas rurais situadas em Pirpirituba – PB. Os resultados possibilitaram aos envolvidos trabalhar a obediência às regras, tanto com base no respeito unilateral como no mútuo, superando o desafio, contínuo, de intervir rumo à autonomia moral.
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