FISSURA LÁBIO-PALATINA: ALIANDO A EXTENSÃO, O ENSINO E A PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0018Palabras clave:
Fenda Labial, Fissura Palatina, Relações Comunidade-Instituição, Fonoaudiologia.Resumen
Esse artigo trata da descrição do desenvolvimento de um projeto de extensão voltado ao atendimento de pacientes com fissura labiopalatina. Os atendimentos foram realizados de forma ambulatorial em um hospital universitário, entre 2013 e 2017, por quatro alunas voluntárias por ano e três mestrandos, que foram supervisionados por três professoras de um curso de graduação e pós-graduação da Universidade. Foram 47 pacientes acompanhados através de acolhimento, gerenciamento clínico e/ou por atendimentos individualizados em período semanal, quinzenal ou mensal, conforme a demanda e necessidade de cada um ou de sua família. As características dos pacientes eram da maioria do gênero masculino, da raça branca, com fissura transforame incisivo unilateral. Esse projeto agregou à qualificação do ensino, com aumento de horas/aulas sobre o assunto e produções científicas. Ao finalizar o programa, tem-se a sua efetividade, haja vista a ampliação de recursos humanos, seguindo a atribuição interdisciplinar, aprimoramento do alunado e a melhoria da qualidade dos atendimentos junto aos pacientes.
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