CRIATIVIDADE IMAGINADA OU IMAGINÁRIO CRIATIVO? A TEORIA DO IMAGINÁRIO E SUAS INTERSECÇÕES COM A CONCEPÇÃO DE UM ARTEFATO

Autores

  • Aline Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Mário de Faria Carvalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0007

Palavras-chave:

Teoria do Imaginário, Design, Projeto de Design, Criatividade.

Resumo

Apresentamos os resultados de um desdobramento do Projeto de Extensão “Produção de Figurinos e Objetos de Cena para Quadrilha Junina”, vinculado ao Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, que teve sua realização entre os anos de 2014 e 2016. Assim, este artigo faz alusão à parte dos resultados da ampliação das atividades inicialmente planejadas no Projeto. Intersecionamos a criação de outros artefatos – que não apenas aqueles ligados aos objetos de cena e indumentárias para as quadrilhas – com a Teoria do Imaginário, como fundamento do processo criativo dos extensionistas participantes. Eis que se trata dos resultados de um dos planos de trabalho individual desenvolvido a partir da expansão das atividades do Projeto de Extensão mencionado. A conexão com os sentidos, as lembranças, as experiências dos indivíduos, o imaginário do designer, sua aproximação simbólica com os usuários, foram vivenciados na prática de criação apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduação em Design. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE. Doutorado em Sciences Sociales.


 

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

CARVALHO, Mario de. Les Hasards Heureux de la Postmodernite: Lacroix et la Rosa. Les Cahiers Européens de L'Imaginaire, v. 7, p. 01-09, 2015.

CARVALHO, Mario de; CARDOSO, Fernando da Silva. Contemporaneidade, Pesquisa Social e Imaginário. Revista NUPEM (Online), v. 7, p. 105-117, 2015.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001.

______. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. 2. ed. São Paulo: Casac Naify, 2007.

LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MAFFESOLI, Michel. Elogio à razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

______. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1999.

MIZANZUK, Ivan Alexander. O conceito do design na época de sua indeterminação epistemológica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 5., Bauru. Anais... Bauru: FAAC – UNESP, 10-12 out. 2009, p. 84-90.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

PENNA, Elô. Modelagem: modelos em design. São Paulo: Catálise, 2002.

PITTA, Danielle P. Rocha. Introdução à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005.

Downloads

Publicado

2018-04-30