MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO POPULAR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DESCRITIVO EM ESCALA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0001Palabras clave:
Educação Popular, Extensão Universitária, Extensão Popular, Projetos, Ensino Superior.Resumen
Este artigo apresenta o resultado do mapeamento das experiências brasileiras de Extensão Popular, desenvolvido no contexto do Projeto Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no Sistema Único de Saúde (VEPOP-SUS), o qual constitui ação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS). O estudo possui natureza qualitativa e caráter descritivo. Aplicou-se um questionário eletrônico semiestruturado com 16 questões. Como resultado, obtiveram-se 117 experiências e a organização dos dados contemplou as seguintes dimensões: distribuição regional das experiências (por estado da federação); tempo de existência; instituições a que estão vinculadas; entidades sociais que participam; e caracterização da produção acadêmica. Foi possível identificar a existência de experiências em todas as regiões do Brasil. Evidenciaram-se a amplitude nacional, a difusão regional e a diversidade temática da Educação Popular como referencial de ações extensionistas em distintas universidades do Brasil.
Citas
ALBUQUERQUE, E.M. Avaliação da técnica de amostragem “Respondent-Driven Sampling” na estimação de prevalências de Doenças Transmissíveis em populações organizadas em redes complexas. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) − Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
ARAÚJO, I.M.M. et al. Extensão popular e comunidades: resistência à criminalização da pobreza. Rev APS, Juiz de Fora, v. 18, n. 4, p. 528-531, out./dez. 2015.
ASSUMPÇÃO, R.P.S.; LEONARDI, F. Educação popular na universidade – uma construção a partir das contradições, reflexões e vivências a partir do pet educação popular da UNIFESP-Baixada Santista. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 437-462, abr./jun. 2016.
BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball Sampling: Problems and techniques of Chain Referral Sampling. Sociological Methods & Research, v. 2, p. 141-163, nov. 1981.
BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional de Articulação Social. Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012b. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012c.
BORGES, J.L. Movimentos Sociais e sustentabilidade: Os Desafios da “Extensão Rural Agroecológica” em assentamentos de Reforma Agrária. Revista Cesumar − Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 17, n. 1, p. 203-230, 2012.
CRUZ, P.J.S.C. Extensão Popular: a reinvenção da Universidade. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011. p. 40-61.
CRUZ, P.J.S.C. Extensão popular: a pedagogia da participação estudantil em seu movimento nacional. 2010. 339 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
CRUZ, P.J.S.C.; ARAÚJO, R.S. Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 24, v. 2, p. 12-27, jul./dez. 2017.
CRUZ, P.J.S.C.; VASCONCELOS, E.M. Caminhos da aprendizagem na extensão universitária: reflexões com base em experiência na Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec, 2017.
CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Vivências de extensão em educação popular no Brasil: volume 1: extensão e formação universitária: caminhos, desafios e aprendizagens. João Pessoa: Editora CCTA, 2018.
CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Extensão popular: caminhos em construção. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.
CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Educação popular e nutrição social: reflexões e vivências com base em uma experiência. João Pessoa: UFPB, 2014.
CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2013.
FALCÃO, E.F. As experiências do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC): a extensão como mobilizadora da inserção estudantil compromissada com os grupos populares, suas realidades e lutas. In: CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Vivências de extensão em educação popular no Brasil: volume 1: extensão e formação universitária: caminhos, desafios e aprendizagens. João Pessoa: Editora CCTA, 2018. p. 257-269.
FALCÃO, E.F. Extensão popular: caminhos para a emancipação. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014a.
FALCÃO, E.F. Vivência em comunidades: outra forma de ensino. 2. ed. João Pessoa: UFPB, 2014b.
FONSECA, L.G.D.; COSTA, R.C.F.G.; NARDI, D.N. Extensão Popular Feminista por uma Universidade Democrática e Emancipatória. Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 143-171, 2015.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, A.L.; MORAIS, M.S.T. Um olhar sobre o aprendizado dos estudantes na Extensão Popular. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011. p. 133-139.
GURGEL, R.M. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.
JEZINE, E.M. A crise da universidade e o compromisso social da extensão universitária. João Pessoa: UFPB, 2006.
JEZINE, E.M. Universidade e saber popular: o sonho possível. João Pessoa: UFPB, 2002.
LACERDA, D.A.L.; RIBEIRO, K.S.Q. (Org.). Fisioterapia na comunidade: experiência na Atenção Básica. João Pessoa: UFPB, 2006.
LACERDA, D.A.L. et al. Educação Popular e Atenção à Saúde da Família: Reflexões a partir de uma experiência em Extensão Popular. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 11, p. 101-106, jan./jul. 2007.
LEITE, M.F. et al. Extensão Popular na formação profissional em saúde para o SUS: refletindo uma experiência. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1569-1578, 2014.
MELO NETO, J.F. Extensão popular. 2. ed. João Pessoa: UFPB, 2014.
MELO NETO, J.F. Extensão universitária é trabalho. João Pessoa: UFPB, 2004.
MELO NETO, J.F. Extensão universitária: uma análise crítica. João Pessoa: UFPB, 2001.
MELO NETO, J.F.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Extensão popular: educação e pesquisa. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.
MONFREDINI I. Tensões ao redor da formação de sujeitos na Universidade. Revista Even. Pedagóg., Sinop, v. 7, n. 1 (18. ed.), p. 37-58, jan./mai. 2016.
MONFREDINI, I. Formação de sujeitos. Análise a partir da extensão universitária no Brasil. Revista del IICE, Buenos Aires, n. 36, p. 31-43, dic. 2014.
OLIVEIRA, M.F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.
PADILHA, W.W.N. (Org.). Relatos e vivências de educação popular: programa ação interdisciplinar para o desenvolvimento social e atenção à saúde na comunidade Maria de Nazaré. João Pessoa: Ideia, 2007.
PENROD, J. et al. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. J Transcult Nurs., v. 14, n. 2, p. 100-107, apr. 2003.
PRADO, E.V. et al. (Org.). Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.
RIBEIRO, K.S.Q.S. et al. Os primeiros passos de uma experiência de educação popular na UFPB. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011. p. 64-88.
RIBEIRO, K.S.Q.S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 79, p. 335-346, dez. 2009.
SANTOS, J.A.; DEUS, S. Um novo tempo da extensão universitária brasileira. Interfaces. Revista de Extensão, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 6-16, jan./jun. 2014.
Santos Júnior, A.L. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Inter-Legere, Natal, n. 13, p. 299-332, jul./dez. 2013.
SAVIANI, D._Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
SILVA, A.C.M.; BRÊTAS, A.C.P.; SANTANA, C.L.A. (Org.). Com-unidade: experiências extensionistas. São Paulo: Páginas & Letras, 2014.
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L.S.; COOK, S.W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
SOUSA, L.M.P. et al. (Org.). Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). João Pessoa: Editora CCTA, 2017. 2 v.
VASCONCELOS, A.C.C.P.; PEREIRA, I.D.F.; CRUZ, P.J.S.C. Práticas educativas em nutrição na Atenção Básica em Saúde: reflexões a partir de uma experiência de extensão popular em João Pessoa-Paraíba. Rev APS, Juiz de Fora, v. 11, n. 3, p. 334-340, jul./set. 2008.
VASCONCELOS, E.M. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011a. p. 28-34.
VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011.
VASCONCELOS, E.M.; FROTA, L.H.; SIMON, E. (Org.). Perplexidade na universidade: vivências nos cursos de saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.