SATISFAÇÃO DO PACIENTE ONCOLÓGICO COM ATIVIDADES DE ENFERMAGEM EMPREENDIDAS POR UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0004Palabras clave:
Satisfação do Paciente, Educação em Saúde, Avaliação de Resultados(Cuidados de Saúde).Resumen
Objetivou-se avaliar a satisfação do paciente oncológico com o cuidado de enfermagem educativo-assistencial e relacionar com os dados sociodemográficos dos mesmos. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado com pacientes com câncer atendidos pelo Programa de Extensão Acolhe-Onco, da Universidade Federal de São Paulo, nos ambulatórios do Hospital São Paulo, da cidade de São Paulo, Brasil. Foram utilizados os instrumentos: caracterização da amostra e o ISP - Instrumento de Satisfação do Paciente, com 25 perguntas, distribuídas em três domínios, escala do tipo Likert. Os dados foram analisados utilizando-se o teste de Kolmogorov-Smirnov e o teste U de Mann-Whitney. Dentre os resultados, os pacientes demonstraram alto nível de satisfação em todos os itens e domínios, superior à média de 3,3 (0-5), destacando-se a maior média de satisfação relacionada ao domínio técnico-profissional e o domínio confiança. Não houve correlação estatisticamente significativa entre dados sociodemográficos e a satisfação. As descobertas apontam os benefícios das ações de enfermagem empreendidas para o autogerenciamento evidenciado na avaliação da satisfação do paciente.
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