EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: TRILHA SENSORIAL E AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE RE-SENSIBILIZAÇÃO PARA IDOSOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0012

Palabras clave:

Espaços não formais, Estágio Curricular, Sistema Sensorial.

Resumen

O artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, durante a realização do projeto extensionista “Educação transformadora em espaços não formais: trilha sensorial e ambiental como estratégia de re-sensibilização para idosos”, realizado na Instituição Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, durante o Estágio Curricular das Ciências Biológicas em Espaços Educativos, no primeiro semestre de 2018. O projeto trabalhou com os idosos o sistema sensorial através do tato, visão, audição e olfativo, de forma dinâmica e preocupada em restabelecer o lado individual do idoso de forma a trabalhar a percepção e a memória, além da motivação pelos elementos ambientais. Após a aplicação do projeto, foram realizadas entrevistas que revelaram que a experiência foi significativa para os participantes, atendendo aos objetivos, além de proporcionar aos acadêmicos novos olhares sobre o ensino-aprendizagem em espaços educativos não formais.

Biografía del autor/a

Nain Nogára, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil.

Alexia Santos Amaral, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Ariadne de Freitas Leonardi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Débora Carla de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Gabriela Barros Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Giane de Arruda Vargas Castanho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Lara de Oliveira Mineiro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Magliane Maciel Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Marcia Prado Amaral Rosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Maria de Fatima Ribeiro Chicatte Lima, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Mariana Lucas de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. 

Morgana Lazzaretti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil.

Ramiro da Silva Almeida, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluno de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil.

Rayana Elauterio, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS,  Brasil. 

Ricardo de Mello da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluno de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil.

Sabrina Antunes Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil.

Vanessa Mattana Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil.

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões - RS, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências: Saúde e Química da Vida.

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Publicado

2019-04-29