DO PROCESSO DE INCLUSÃO AO DIREITO À COMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO CORAL DE LIBRAS "INCLUIR"
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0004Palabras clave:
Ensino Fundamental, Inclusão, LIBRAS.Resumen
Este artigo resulta do projeto de extensão “Coral de LIBRAS Incluir”, realizado pela Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação - Universidade Federal do Pará. As ações visaram promover a articulação entre o tripé ensino, pesquisa e extensão, por compreender que as Escolas de Aplicação constituem espaços de excelência e os conhecimentos desenvolvidos devem ser disponibilizados, visando contribuir com a transformação da realidade social. Os objetivos foram: possibilitar o acesso à Língua de Sinais dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental; propiciar um ambiente que priorize o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais respeitosos e com espírito de coletividade. Desenvolvemos a pesquisa na abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos que os processos inclusivos ainda encontram barreiras para se efetivar de forma plena na sociedade. No entanto, acreditar que a inclusão sugere uma escola em movimento motivou a escola a se adequar a esta nova organização da estrutura escolar.
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