LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DOCENTE: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA INTERLIGAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14170.022

Resumen

A extensão universitária possibilita a execução de atividades com interesse social e busca interligar ações desenvolvidas entre a universidade com a comunidade. A presente reflexão comunica resultados do projeto de extensão “A literatura infantojuvenil como contributo para a promoção humana no contexto municipal de Humaitá/AM”. Tem como objetivo expor compreensões de extensionistas vivenciadas em espaços de contação de histórias para crianças em situação de vulnerabilidade social. As atividades desenvolvidas são ações originadas de atividades extensionistas que se enquadram em uma perspectiva qualitativa, a partir de experiências de uma práxis educativa pautada na ação-reflexão-ação. Podemos dizer que a efetivação da extensão na comunidade, relatada pelos estudantes, dá conta de que a prática formativa docente ocorre mediante ação, reflexão e intervenção pedagógica e que a parceria entre universidade/comunidade proporciona melhorias no processo de educacional.

Biografía del autor/a

Genivaldo Frois Scaramuzza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-paraná – RO, Brasil. Doutorado em Educação.

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá – AM, Brasil. Doutorado em Educação.

Simone Alves Scaramuzza, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Aluna de Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande – MS, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-01-17