ORQUIDÁRIO: UMA ABORDAGEM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SENSIBILIZAR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14469.028

Resumen

Este trabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem no ensino de Ciências mediante a atividade extensionista de aplicação dos conhecimentos botânicos, ecológicos e ambientais na comunidade, abordando sobre o cultivo de orquídeas e estimulando a valorização da flora amazônica e a reflexão sobre conservação ambiental. O projeto foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal da rede pública no município de Coari, Amazonas, Brasil. A avaliação do projeto foi realizada por meio da aplicação de questionário inicial e final. A intervenção seguiu as seguintes etapas: 02 (duas) aulas teóricas sobre a temática; palestra sobre preservação ambiental; confecção de um jornal didático; oficina de cultivo e manutenção de orquídeas e exposição de algumas espécies de orquídeas. Os resultados mostraram que antes da realização das atividades os próprios alunos reconheceram o pouco entendimento sobre preservação ambiental. As atividades realizadas abordando os conhecimentos botânicos, ecológicos, preservação e valorização da flora regional proporcionaram um contato direto com a vivência prática dos assuntos que foram estudados na sala de aula.

Biografía del autor/a

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari - AM, Brasil. Doutorado em Química.

Erivaldo Almeida de Souza Filho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Aluno de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari - AM, Brasil. 

Macélia dos Santos Moraes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari - AM, Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química.

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Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672011000300005

Publicado

2020-05-07