A EMANCIPAÇÃO CULTURAL E O DESENVOLVIMENTO HUMANO: A LINGUAGEM MUSICAL COMO PRESSUPOSTO FORMATIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15462.044

Resumen

O movimento analítico descrito reflete uma experiência formativa vinculada a um projeto de cultura desenvolvido em decorrência da demanda de estudantes do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Chapecó. O projeto foi aprovado em edital institucional de incentivo à cultura e executado nos semestres 2018.2 e 2019.1, tendo como público as/os acadêmicas/os do Curso. O projeto realizado se aportou em pesquisas e proposições a partir das quais se construiu uma possibilidade formativa inicial, com estudos e vivências por meio de oficinas. As(os) partícipes deste exercício sinalizaram a relevância da iniciativa, dadas as contribuições ao pensar e ao fazer docente em relação à educação musical e às demais linguagens. Este exercício aponta para a necessidade da presença de discussões acerca de tais linguagens no processo de formação inicial e continuada de professoras(es) que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Biografía del autor/a

Daniela Romansin Lazaretti, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Pedagoga. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil.

Maria Lucia Marocco Maraschin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil. Doutorado em Educação. 

Publicado

2020-09-17