A EMANCIPAÇÃO CULTURAL E O DESENVOLVIMENTO HUMANO: A LINGUAGEM MUSICAL COMO PRESSUPOSTO FORMATIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15462.044Abstract
O movimento analítico descrito reflete uma experiência formativa vinculada a um projeto de cultura desenvolvido em decorrência da demanda de estudantes do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Chapecó. O projeto foi aprovado em edital institucional de incentivo à cultura e executado nos semestres 2018.2 e 2019.1, tendo como público as/os acadêmicas/os do Curso. O projeto realizado se aportou em pesquisas e proposições a partir das quais se construiu uma possibilidade formativa inicial, com estudos e vivências por meio de oficinas. As(os) partícipes deste exercício sinalizaram a relevância da iniciativa, dadas as contribuições ao pensar e ao fazer docente em relação à educação musical e às demais linguagens. Este exercício aponta para a necessidade da presença de discussões acerca de tais linguagens no processo de formação inicial e continuada de professoras(es) que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.