CUSTO E LUCRO DA PRODUÇÃO DE CANOLA E MILHO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16805.013Resumen
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dentre as atividades de extensão que promovem a interação entre alunos e a comunidade está o The Ohio Program, iniciado em 1979 para atender aos acadêmicos que buscam a experiência internacional. No intuito de retornar um trabalho sistematizado às comunidades que lhes acolheram, os extensionistas tiveram como desafio escolhido pelos agricultores comparar o custo e lucro de se produzir canola (Brassica napus var oleífera) e milho (Zea mays) nos Estados Unidos da América (EUA) e no Brasil. A canola teve como base de comparação os estados de Dakota do Norte (EUA) e Paraná1 (Brasil) na safra 2012. Já o milho teve dados coletados nos estados do Kansas (EUA) e Paraná, na safra 2016/17. O custo e a produtividade da canola foram maiores nos EUA, contudo, o lucro mais elevado foi alcançado em terras brasileiras. Em se tratando de milho, o custo, produtividade e lucro forma mais elevados no Brasil. Destaca-se a vocação agrícola brasileira e a necessidade da extensão rural que contemple as peculiaridades do meio agropecuário, superando barreiras geográficas e de idiomas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.