CORPOS QUE FALAM: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DE OFICINAS DE CIRCO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20632.012Resumen
Objetivou-se descrever e analisar estratégias de comunicação não verbal de crianças participantes de oficinas de práticas corporais circenses, bem como discutir suas implicações relacionadas ao contexto educacional. Realizou-se através de entrevistas com roteiro semiestruturado e levantamento bibliográfico. A pesquisa contou com 6 participantes, os quais relataram suas experiências como monitores no projeto de extensão Circo em Contextos (UNICENTRO-PR), em seguida foi realizada a discussão com a literatura da área. Constatou-se que os corpos das crianças participantes se comunicam de maneira expressiva, são fortemente impactados e atravessados pela prática, seja pela característica provocadora, pelo corpo livre, pelo lúdico ou pela ação potencializadora da expressividade. Através do corpo expressam diversos signos da infância, descobrindo um mundo de possibilidades através do brincar circense. Além disso, evidenciou-se relações sociais democráticas dentro de um espaço de aprendizagem, a promoção e potencialização da infância e a liberdade de corpos descobrirem-se como sujeitos ativos em processos educativos.
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