CORPOS QUE FALAM: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DE OFICINAS DE CIRCO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20632.012Abstract
Objetivou-se descrever e analisar estratégias de comunicação não verbal de crianças participantes de oficinas de práticas corporais circenses, bem como discutir suas implicações relacionadas ao contexto educacional. Realizou-se através de entrevistas com roteiro semiestruturado e levantamento bibliográfico. A pesquisa contou com 6 participantes, os quais relataram suas experiências como monitores no projeto de extensão Circo em Contextos (UNICENTRO-PR), em seguida foi realizada a discussão com a literatura da área. Constatou-se que os corpos das crianças participantes se comunicam de maneira expressiva, são fortemente impactados e atravessados pela prática, seja pela característica provocadora, pelo corpo livre, pelo lúdico ou pela ação potencializadora da expressividade. Através do corpo expressam diversos signos da infância, descobrindo um mundo de possibilidades através do brincar circense. Além disso, evidenciou-se relações sociais democráticas dentro de um espaço de aprendizagem, a promoção e potencialização da infância e a liberdade de corpos descobrirem-se como sujeitos ativos em processos educativos.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.