AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURRICULAR NO PLANEJAMENTO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21593.007

Resumo

A partir da publicação da Resolução CNE/CES 7/2018, que trata das diretrizes da Extensão Universitária, novas exigências no planejamento acadêmico têm sido demandadas de docentes e gestores acadêmicos em todas as instituições de ensino superior em seus cursos de graduação. No que se refere à avaliação, as instituições devem elaborar instrumentos para sistematização e registro de suas ações extensionistas, de modo que as transformações no cotidiano universitário contribuam para o processo de formação dos estudantes. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de indicadores a serem criados para o processo de avaliação da extensão universitária curricular como referência para professores no contexto dos cursos de Administração. Por meio de abordagem qualitativa, desenvolveu-se pesquisa de caráter documental, cujos resultados indicarem a necessidade de sistematizar as ações de extensão curriculares em processos sistêmicos institucionais, com ações extensionistas centralizadas em grandes programas e projetos. Concluiu-se que a extensão universitária impacta a formação profissional e cidadã dos estudantes, devendo, portanto, ser considerada no planejamento docente.

Biografia do Autor

Luciane Duarte da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora dos cursos de gestão da Universidade Metodista de São Paulo

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.  Professor e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Downloads

Publicado

2023-03-27