CUIDADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23257.025Resumen
As Diretrizes Curriculares Nacionais para Odontologia incluem a saúde bucal (SB) das pessoas com deficiência (PcD), destacando o cuidado humanizado e compartilhado com a equipe de saúde. Objetivou-se relatar uma experiência de cuidado interdisciplinar à SB de estudantes PcD no projeto de extensão (PE) “Promoção da Saúde na Comunidade Escolar do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina”, entre abril de 2015 a dezembro de 2019 e entre abril de 2022 a dezembro de 2023. Atendeu-se estudantes com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Com as professoras de educação especial e familiares dos estudantes, praticou-se estratégias de cuidado fundamentadas na interdisciplinaridade, interprofissionalidade, ambiência e no uso de tecnologias leves e assistivas. O PE qualificou o cuidado no modelo biopsicossocial e aproximou os graduandos das PcD. Contribuiu para a formação odontológica humanista, que articula diferentes saberes e implicada em diminuir barreiras de acesso ao tratamento.
Palavras-chave: Educação em Odontologia; Pessoas com Deficiência; Relações Comunidade-Instituição; Tecnologias Assistivas; Deficiência Intelectual.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.