CUIDADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23257.025

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Odontologia incluem a saúde bucal (SB) das pessoas com deficiência (PcD), destacando o cuidado humanizado e compartilhado com a equipe de saúde. Objetivou-se relatar uma experiência de cuidado interdisciplinar à SB de estudantes PcD no projeto de extensão (PE) “Promoção da Saúde na Comunidade Escolar do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina”, entre abril de 2015 a dezembro de 2019 e entre abril de 2022 a dezembro de 2023. Atendeu-se estudantes com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Com as professoras de educação especial e familiares dos estudantes, praticou-se estratégias de cuidado fundamentadas na interdisciplinaridade, interprofissionalidade, ambiência e no uso de tecnologias leves e assistivas. O PE qualificou o cuidado no modelo biopsicossocial e aproximou os graduandos das PcD. Contribuiu para a formação odontológica humanista, que articula diferentes saberes e implicada em diminuir barreiras de acesso ao tratamento.

Palavras-chave: Educação em Odontologia; Pessoas com Deficiência; Relações Comunidade-Instituição; Tecnologias Assistivas; Deficiência Intelectual.

Biografía del autor/a

Renata Marques da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Aluna de Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Vinícius Spiger, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Aluno de Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Ana Carolina Oliveira Peres, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Professora na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Carla Miranda Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Manoela de Leon Nobrega Reses, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutorado em Saúde Pública.

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutorado em Engenharia de Produção.

Publicado

2024-11-18