PROGRAMA MULHERES MIL E O PAPEL SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23262.008

Resumen

O artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado intitulada “Programa Mulheres Mil no câmpus Venâncio Aires do IFSul: histórias de inclusão e emancipação de mulheres”. O programa se caracteriza como extensão e a pesquisa teve o objetivo de investigar as repercussões do programa, enquanto política pública de inclusão e emancipação social, na vida das egressas dos anos de 2014 a 2022, no câmpus Venâncio Aires do IFSul. O Programa Mulheres Mil é uma política pública de gênero que tem o objetivo de proporcionar inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele representa um importante movimento para a cultura de inclusão e democratização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Dessa forma, o objetivo foi apresentar parte dos resultados da pesquisa, a fim de demonstrar a relevância do programa, caracterizado como extensão, para que os Institutos Federais cumpram seu papel social e assumam o compromisso de contribuir para o enfrentamento das desigualdades.

Palavras-chave: Programa Mulheres Mil; Inclusão; Emancipação; Democratização; Instituto Federal.

Biografía del autor/a

Giselle Schweickardt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. 

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorado em Educação.

Publicado

2024-10-08