REFLEXÕES SOBRE O PDI: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24772.026Resumo
Este artigo discute o protagonismo discente na curricularização da Extensão. Para isso, foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil, tendo como amostra os cursos de Licenciatura em Química. A análise dos dados baseou-se no método da Análise de Conteúdo com o auxílio do software ATLAS.ti. As unidades de contexto preestabelecidas foram: a. Extensão e, b. Protagonismo Discente. Foi possível observar que, embora os planos de desenvolvimento institucionais abordem tópicos relacionados à Extensão e ao protagonismo discente, não se percebe relação entre eles. Quando citada nos documentos indicados, sua presença restringe-se às citações da legislação vigente. Considerando que o Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento estratégico primordial, entende-se que o detalhamento da inserção da Extensão é condição essencial para a efetiva implementação desta pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil.
Palavras-chave: Extensão; Curricularização da Extensão; Protagonismo discente; Institutos Federais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.