A AVALIAÇÃO DE SESSÕES DE PLANETÁRIO ABERTAS AO PÚBLICO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24796.015Resumen
Este estudo apresenta a avaliação das sessões de cúpula abertas ao público no âmbito do programa de extensão “Planetário da UFSJ”, realizadas entre maio de 2022 e março de 2024. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa, com base em um questionário online respondido por 202 participantes para analisar o perfil do público, o interesse e conhecimento em astronomia, e a percepção sobre a experiência no planetário. Os resultados indicam um alto nível de satisfação, com destaque para o acolhimento da equipe, a interação com as planetaristas e a contribuição da atividade para o aprendizado astronômico. Os resultados reforçam a importância da extensão universitária na popularização e democratização do conhecimento científico em planetários, além de apontarem novas oportunidades de pesquisa na área.
Palavras-chave: Extensão universitária; Planetário; Astronomia; Popularização da ciência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.