A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA REABILITAÇÃO ESTÉTICA E SOCIAL DE PACIENTE COM MUTILAÇÃO FACIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24834.030Abstract
O Projeto de Extensão ReabilitArte, da Universidade Federal de Alfenas, visa oferecer reabilitação protética a pacientes com mutilações bucomaxilofaciais, restaurando estética, funcionalidade e autoestima. O tratamento de câncer de cabeça e pescoço frequentemente resulta em mutilações faciais, afetando a imagem e a qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, a reabilitação protética é essencial para recuperar funções fisiológicas e melhorar o bem-estar emocional e social. Este estudo destaca a importância das atividades extensionistas na reabilitação bucomaxilofacial, apresentando o caso clínico de uma paciente com mutilação nasal causada por melanoma, tratada com uma prótese nasal. O processo incluiu moldagem facial, confecção do modelo em gesso, escultura em cera e processamento laboratorial da prótese, que foi fixada a uma armação de óculos. A paciente relatou estar satisfeita com o resultado estético e funcional, evidenciando o impacto positivo na autoestima e reintegração social.
Palavras-chave: Nariz; Deformidades Adquiridas Nasais; Prótese Maxilofacial; Anormalidades Maxilofaciais.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.