O PAPEL DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CULTURAL DO CIDADÃO
Palabras clave:
Galeria de Arte, Museu, Educação não-formal, Práticas Educativas.Resumen
O presente artigo tem como objetivo colocar em foco a relevância com que ações extensionistas bem estruturadas, resultantes de processos de ensino e pesquisa, podem contribuir na capacitação de profissionais da educação a olhar para outras formas de atingir o “ser social”, bem como a possibilitar o desenvolvimento de metodologias diferenciadas de integrar arte e educação. O lançamento de uma exposição temática sobre o Abstracionismo disponibilizada pela Galeria de Arte UEPG, aliado ao arte- educador que, motivado pela temática da exposição e vendo a possibilidade de estreitar o contato do aluno com a arte, aplicando a abordagem triangular de Ana Mae, contextualizou em sala de aula o movimento artístico denominado Abstracionismo em suas características, história e fundamentos para, posteriormente, acompanhar os alunos à Galeria onde estes tiveram contato real e palpável com a arte, isto é: educação não-formal, para então, retornando à escola, possibilitar o fazer artístico fundamentado. Tal processo, aplicado em diferentes esferas sociais, podem vir a contribuir de maneira direta na formação do cidadão, reafirmando também a importância da extensão universitária na disseminação de conhecimentos e novas práticas na relação ensino-aprendizagem e apreciação da Arte.
Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.