ASPECTOS PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS DO "PROJETO CARROCEIRO" NO MUNICÍPIO DE PETROLINA: BEM ESTAR DE EQUÍDEOS E PREOCUPAÇÃO SOCIAL
Palabras clave:
Equídeos, Bem estar, Carroceiros.Resumen
O presente trabalho objetivou disseminar o conhecimento sobre manejo e bem estar de equídeos de tração junto à classe de carroceiros e aos estudantes das escolas públicas do Município de Petrolina, Estado de Pernambuco. Para tanto, foi elaborada uma cartilha educativa visando promover os conceitos e práticas adequadas junto aos carroceiros, que foram abordados em feiras livres e associações de moradores. Para instruir o público infantil, transformando-o em agente multiplicador das informações, elaborou-se cuidadosamente uma peça teatral, demonstrando ações de maus-tratos e a forma de coibi-las, a qual era encenada junto às escolas públicas. De fevereiro de 2009 a julho de 2010, foram abordados 192 carroceiros através da cartilha, em 7 feiras livres e 3 associações de moradores, obtendo boa aceitação entre os mesmos. No mesmo período, 30 escolas foram visitadas para apresentação da peça teatral, tendo sido estimado um público de aproximadamente 6.244 estudantes. As propostas pedagógicas utilizadas permitiram abranger grande número de carroceiros e estudantes, tendo sido observada uma boa aceitação e interação entre os mesmos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.