ASPECTOS PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS DO "PROJETO CARROCEIRO" NO MUNICÍPIO DE PETROLINA: BEM ESTAR DE EQUÍDEOS E PREOCUPAÇÃO SOCIAL

Autores/as

  • Luciana Dantas Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Alice Maranhão dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paulo Victor Modesto Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Jusciene Bagagi Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Dielson da Silva Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcelo Domingues de Faria Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mauricio Claudio Horta Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vanessa Martins Fayad Milken Universidade Federal do Paraiba

Palabras clave:

Equídeos, Bem estar, Carroceiros.

Resumen

O presente trabalho objetivou disseminar o conhecimento sobre manejo e bem estar de equídeos de tração junto à classe de carroceiros e aos estudantes das escolas públicas do Município de Petrolina, Estado de Pernambuco. Para tanto, foi elaborada uma cartilha educativa visando promover os conceitos e práticas adequadas junto aos carroceiros, que foram abordados em feiras livres e associações de moradores. Para instruir o público infantil, transformando-o em agente multiplicador das informações, elaborou-se cuidadosamente uma peça teatral, demonstrando ações de maus-tratos e a forma de coibi-las, a qual era encenada junto às escolas públicas. De fevereiro de 2009 a julho de 2010, foram abordados 192 carroceiros através da cartilha, em 7 feiras livres e 3 associações de moradores, obtendo boa aceitação entre os mesmos. No mesmo período, 30 escolas foram visitadas para apresentação da peça teatral, tendo sido estimado um público de aproximadamente 6.244 estudantes. As propostas pedagógicas utilizadas permitiram abranger grande número de carroceiros e estudantes, tendo sido observada uma boa aceitação e interação entre os mesmos.

Biografía del autor/a

Luciana Dantas Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Maria Alice Maranhão dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Paulo Victor Modesto Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Jusciene Bagagi Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Dielson da Silva Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE. 

Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Marcelo Domingues de Faria, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Mauricio Claudio Horta, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE.

Vanessa Martins Fayad Milken, Universidade Federal do Paraiba

Docente do Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraíba, Campina Grande, PB.

Publicado

2012-05-23