TECNOLOGIA DESMISTIFICADA COMO BASE DE EXTENSÃO RURAL
Palabras clave:
Leite, Manejo, Assentamento.Resumen
O presente trabalho de extensão rural é realizado com pequenos produtores de leite, no Assentamento Coletivo Estrela, localizado em Ortigueira. Município com um dos menores IDH da região sul do Brasil, tem na cadeia do leite um dos maiores potenciais para agregação de renda para a agricultura de base familiar. O objetivo é, através de tecnologias simplificadas, adaptadas à realidade local e de baixo custo, melhorar quantitativa e qualitativamente a produção de leite no assentamento e construir referencial técnico para outros assentamentos e para agricultura de base familiar. Essas ações baseiam-se em correções nos manejos da ordenha e alimentação, adequando a propriedade e racionalizando mão de obra e investimentos. Foram priorizadas as seguintes ações: identificação de animais, mudanças nos procedimentos de ordenha, produção de forragem e concentrado, registros de eventos do rebanho para iniciar o melhoramento genético. Rápidos avanços puderam ser obtidos com as práticas relativas à alimentação e manejo de ordenha.
Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.