USO DE ÁLCOOL E DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA REFLEXÕES E DISCUSSÕES NA ENFERMAGEM
Palabras clave:
Adolescente. Enfermagem. Drogas.Resumen
O desenvolvimento adolescente associado à complexidade para promover a saúde nesta faixa etária demandam a participação da família, profissionais de saúde, sociedade e o Estado na elaboração de ações voltadas para saúde dos mesmos. Por acreditar que o lúdico é a forma mais efetiva de estabelecer contato com o adolescente, foi elaborado um projeto com objetivo de discutir o comportamento de risco e atitudes saudáveis na adolescência. Os sujeitos foram adolescentes do nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública da Zona de Mata Mineira. A criação de um espaço educativo sobre as temáticas adolescentes possibilitou importantes discussões e reflexões sobre o uso do álcool e drogas nesta fase. Conclui-se que abordagens lúdicas não somente permitem a transmissão de informações, mas também a reflexão de questões que promovam mudanças de conceitos e comportamentos relacionados ao processo saúde-doença na fase adolescente.Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.