CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO AO ENSINO: LÂMINAS HISTOLÓGICAS DE ESPÉCIES MEDICINAIS COMO APOIO PEDAGÓGICO EM AULAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA/MT

Autores/as

  • Ivone Vieira Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Diene Gonçalves Larroca Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Marcos José Gomes Pessoa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ligia Eburneo Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Sylvana Kety Alves Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Cleonete Ferreira de Araújo Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ana Aparecida Bandini Rossi Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Juliana de Freitas Encinas Dardengo Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Norberto Gomes Ribeiro Junior Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palabras clave:

Alternanthera brasiliana, Figuras ilustrativas, Técnicas de Ensino.

Resumen

Esse trabalho faz parte do projeto de extensão “Por dentro das Plantas do Portal da Amazônia” realizado entre 2011 e 2013 com unidocentes e docentes de Ciências e Biologia da rede pública do município de Alta Floresta/MT, com o objetivo de produzir lâminas semipermanentes de plantas medicinais ocorrentes no município como forma alternativa de ensino para ser aplicada em aulas práticas. Propôs também levantar características anatômicas, montar pranchas ilustrativas e entregar Kit para as escolas. O trabalho constou de cinco fases: contato com a secretaria de educação e com as escolas; entrevista com os docentes; escolha das espécies a serem estudadas; cursos de capacitação; entrega de kit. Observou-se grande carência de material histológico vegetal nas escolas para as aulas práticas e que os microscópios, apesar de presentes na maioria das escolas, não eram utilizados por falta de capacitação dos operadores. A partir do desenvolvimento das atividades propostas foram alcançados resultados positivos, entre eles a capacitação necessária e o incentivo aos docentes para as aulas práticas de anatomia vegetal.

Biografía del autor/a

Ivone Vieira Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Diene Gonçalves Larroca, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Aluna do curso de Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Marcos José Gomes Pessoa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Ligia Eburneo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Aluna do curso de Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Sylvana Kety Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Cleonete Ferreira de Araújo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Aluna do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do curso de Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidadedo Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Ana Aparecida Bandini Rossi, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Juliana de Freitas Encinas Dardengo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Norberto Gomes Ribeiro Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Aluno do curso de Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. 

Publicado

2014-11-21