EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O TURISMO SOCIAL: DESPERTANDO EMOÇÕES E PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL
Palabras clave:
Extensão Universitária, Lazer, Turismo social, Pobreza, Inclusão social.Resumen
Este trabalho objetiva relatar as experiências e os sentimentos despertados nos participantes do Projeto de Extensão Universitária “Pobreza e meio ambiente entre gerações”, durante os passeios realizados no Parque Mangal das Garças e na Fundação Cultural Tancredo Neves. Para tanto, foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e uma pesquisa-ação, sendo entrevistas, produções de redações, conversas informais, registros fotográficos e observações diretas os instrumentos de coleta de dados utilizados. Os dados indicaram que as atividades turísticas dentro do Projeto permitiram o despertar de inúmeros sentimentos, sensações, interesses pelos estudos, pela cultura da cidade e o estímulo da memória, pois possibilitou um reencontro com o passado, no caso dos idosos, e com as crianças um aprendizado fora dos muros da escola. Deste modo, observou-se que passeios turísticos pela cidade são importantes ferramentas de educação, inclusão social e exercício da cidadania pelo lazer.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.