CORAÇÕEZINHOS DE BAEPENDI NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA METODOLOGIA PARTICIPATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0003Palabras clave:
Metodologia participativa, Educação em saúde, Teatro de fantoches.Resumen
O presente artigo emergiu de ações do Projeto de Extensão “Coraçõezinhos de Baependi”, desenvolvido através de uma parceria entre a UFJF e o INCOR/HC-FMUSP, na cidade de Baependi (MG). O projeto baseiase na metodologia participativa na construção de um ensino integral, tendo como ferramentas o teatro de fantoches e a música, e objetiva a promoção da saúde das crianças envolvidas, esperando despertar nelas o interesse pela ciência e pesquisa, fomentando a busca pelo conhecimento e incentivo ao autocuidado. Ao final das oficinas realizadas, foi visível a evolução quanto à participação dos alunos, ao interesse e à compreensão dos temas, o que foi relatado tanto pelos docentes da escola, como pelos familiares. Concluise, assim, que a introdução ainda na infância de conhecimento em saúde mostrou-se eficaz na promoção de autocuidado e prevenção de morbidades, reforçando o propósito das escolas como terrenos férteis para a disseminação de conceitos em saúde.
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