O JORNAL NA SALA DE AULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0014
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0014Palabras clave:
Projeto Vamos Ler, jornal escolar, leitura, escritaResumen
Este artigo apresenta reflexões sobre o emprego do jornal na sala de aula, configurando-o não somente como uma ferramenta pedagógica de valor expressivo para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, mas também como instrumento de mediação entre o sujeito que aprende (leitor) e o conhecimento (informações). Tais reflexões decorrem da implementação de um projeto extensionista desenvolvido na Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, instituição escolar que integra o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Esse projeto educativo, intitulado O jornal na sala de aula, funciona em parceria com o Projeto Vamos Ler, que integra, por sua vez, o Programa Jornal e Educação, promovido pelo Jornal da Manhã da cidade de Ponta Grossa. Esse projeto é realizado com os alunos matriculados em turmas de 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental da escola mencionada. O projeto se desenvolve alicerçado no entendimento de que a inserção do jornal no cotidiano escolar, além de incentivar o trabalho com a leitura e a escrita, promove também o desenvolvimento da reflexão e da criticidade dos alunos sobre a realidade por eles vivida.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.