AS CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS SOBRE PRÁTICAS LÚDICAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO EM HEMOCENTRO - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0007
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0007Palabras clave:
Formação de Professores, Práticas Lúdicas, Hemocentro.Resumen
Este estudo tem como objetivo apresentar as concepções de acadêmicos do curso de Pedagogia e de Educação Física sobre os desafios e as reflexões de um Projeto de Extensão que é desenvolvido em um Hemocentro do interior do Paraná, envolvendo pessoas que possuem diferentes patologias sanguíneas, como Hemofilia, Talassemia, Anemia Falciforme, entre outras. A metodologia utilizada foi a análise de questionários que foram respondidos por sete participantes do referido projeto, contendo perguntas subjetivas sobre as suas perspectivas e compreensões a respeito da sua atuação nesse trabalho de extensão. Como resultado, foi possível identificar que os membros do Projeto têm dado um novo sentido às suas práticas e estão superando as indagações e impressões iniciais sobre os pacientes. Os princípios teóricos da Educação Social contribuem para o trabalho com os atendidos no Hemocentro no sentido de levar à compreensão da necessidade dos cuidados com a saúde e da luta pela garantia dos seus direitos. O Projeto possibilita que os pacientes interajam entre si e construam soluções coletivas para seus problemas e também se divirtam com as atividades e brincadeiras desenvolvidas. Outrossim, o trabalho desenvolvido também apresenta contribuições significativas para o processo de formação profissional, bem como para os aspectos sociais e principalmente humanos dos integrantes que compõem o grupo.
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