ANÁLISE DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS EM PRATICANTES DE FUTSAL E CAPOEIRA NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 8 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0009Palabras clave:
capacidades coordenativas, capoeira, desenvolvimento motor, futsal, KTK.Resumen
Esta pesquisa foi desenvolvida como parte de uma intervenção de extensão realizada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, no munícipio de Araucária/PR, no projeto Núcleo Esportivo do Parque Cachoeira, e teve como objetivo analisar o desempenho motor de crianças a partir da prática regular de Capoeira e Futsal. A amostra foi composta por 20 crianças do sexo masculino com idade de 7 a 8 anos: 10 praticantes de capoeira e 10 praticantes de Futsal. A coordenação motora foi avaliada a partir do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK). Os resultados foram favoráveis para os praticantes de capoeira, ainda que estatisticamente não tenham sido relevantes as diferenças entre os grupos em nenhuma capacidade físico-motora analisada.
Citas
ADORNO, C. A arte da Capoeira. 6. ed. Goiânia: Kelps, 1999. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0ByWWyYbbnTSkYmNhM2UwNjktYzIwYy00ODI5LThiMjEtYTBmZmM1YjFiMWVm/edit?usp=drive_web&hl=pt_BR&pli=1. Acesso em: 15 out. 2013.
COSTA, C. F. Futsal: Aprenda a Ensinar. Florianópolis: Visual Books, 2007.
DARIDO, S. C. et. al. A educação física, formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.
DREWS, R.; CARDOZO, P. L.; CORAZZA, S. T.; FLÔRES, F. S. Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol. Motricidade, v. 9, n. 3, p. 105-116, 2013.
FERREIRA, A. C. G. O. A adequação do teste KTK em relação ao conceito atual de Deficiência Intelectual e ao modelo da Análise Ecológica da Tarefa. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-29112010-103639/pt-br.php>. Acesso em: 15 out. 2013.
FREITAS, J. L. Capoeira infantil: jogos e brincadeiras. Curitiba: Torre de Papel, 2008.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2.ed-. São Paulo: Phorte, 2005.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas. A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GESELL, A. A criança dos 5 aos 10 anos. 3.d. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
GORLA, J. I. Coordenação motora de portadores de deficiência mental: avaliação e Intervenção. 2001. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física Universidade Estadual de Campinas, 2001.
GORLA, J. I.; CAMPANA, M. B.; OLIVEIRA, L. Teste e avaliação em esporte adaptado. São Paulo: Phorte, 2009.
GUIMARÃES, A. A. et al. Educação Física Escolar: Atitudes e Valores. Motriz, v. 7, n. 1, jan-jun, p. 17-22, 2001.
GRECO, P.; BENDA, R. Iniciação Esportiva Universal. v.2. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2016.
KIPHARD, E. J.; SCHILLING, V. F. Koper-koordinations test fur kinder, KTK, 1974.
LAPIERRE, A. Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação. Curitiba: Editora da UFPR, 2002.
MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: Conceitos e Aplicações. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1984.
MONTENEGRO, E.; RETONDAR, J.; AYRES, P. C. Imaginário e Representações sociais: corpo, educação física, cultura e sociedade. Maceió: Edufal, 2007.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: AMGH Ltda, 2013.
ROCHA, P. G. M.; ROCHA, D. J. O.; BERTOLASCE, A. L. A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. DOI: 10.4025/reveducfis.v21i3.7853. Journal of Physical Education: UEM, v. 21, n. 3, 2010.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1978.
TANI G. Comportamento motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. Manole: São Paulo, 1989.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.