SABERES E EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

Autores/as

  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Lucia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Lucimar Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Manuela Trindade de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0003

Palabras clave:

contemporaneidade, formação docente, professor multirreferencial.

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar as temáticas oferecidas no Curso de Extensão Formação de Professores: um desafio contemporâneo como indicativo para a melhoria da formação de professores da rede pública. A investigação foi realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia. Foram participantes 20 professores da rede pública municipal e estadual que frequentaram os três últimos cursos. Foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo 12 questões versando sobre a contribuição do curso para a formação dos profissionais, as aprendizagens adquiridas e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências do curso. As temáticas foram divididas em cinco áreas, trabalhadas de forma interativa, numa perspectiva multidimensional, possibilitando aos participantes uma visão de conceitos básicos com base em atividades teórico-vivenciais: a) histórico da formação de professores no Brasil, b) prática e formação de professores, c) memórias e formação de professores, d) pesquisa em formação de professores, e) o professor multirreferencial. Dentre as aprendizagens adquiridas identificamos a valorização do conhecimento e a compreensão da relação professor e aluno; importância da continuidade da formação, melhoria da atuação profissional; reflexão da prática pedagógica; valorização docente e subjetividade do professor. Foi constatada, também, uma necessidade da aplicabilidade das temáticas na prática pedagógica dos professores. Em relação à contribuição do curso para a formação dos profissionais e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências, foram relatadas a construção teórica e o amadurecimento profissional, a ampliação da visão sobre ser professor; necessidade de uma formação continuada; saber fazer docente; conhecimento sobre o cotidiano escolar. Nesse sentido, a interlocução entre saberes tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, como nos oriundos de um processo dialético teoria/prática/reflexão/prática.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), BA - Brasil. Doutorado em Psicologia.

Lucia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), BA - Brasil. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Educação.

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Aluna de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), BA - Brasil.

Manuela Trindade de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), BA - Brasil.

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Publicado

2017-08-31