CIRCO EM CONTEXTOS – DIÁLOGOS ENTRE A CULTURA E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0017Mots-clés :
Circo, extensão universitária, formação docente, cultura.Résumé
Este artigo tem por objetivos traçar a história e discutir as experiências do projeto de extensão “Circo em Contextos”, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO, campus Irati, Paraná, desde as suas primeiras atividades, em 2010, até a data de hoje. O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental e entrevistas com integrantes e ex-integrantes do projeto. Conta ainda com traços de autobiografia, uma vez que suas autoras são também participantes desse projeto extensionista. O referido projeto alcançou proporções maiores do que sua proposta, pois se tornou um dos poucos espaços para a experimentação de técnicas circenses e de conhecimento do Circo como uma importante manifestação cultural da história da humanidade.
Références
BETTI, M. Cultura Corporal e Cultura Esportiva. Revista Paulista de Educação Física. N. 7, v. 2, p. 44-51, 1993.
BORTOLETO, M. A. C.; MACHADO, G. A. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, Santo André, v. 2, n. 12, p. 36-69, 2003.
BORTOLETO, M.A.C (org.). Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses (Vol. 1). Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
BORTOLETO, M.A.C (org.). Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses (Vol. 2). Jundiaí, SP: Fontoura, 2010.
BORTOLETO, M.A.C.; PINHEIRO, P.H.G.G.; PRODÓCIMO, E. Jogando com o circo. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.
BRASIL. Lei Federal 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.
CircoNews. Circo Americano ou Circo de Lona. Disponível em http://circonews.blogspot.com.br. Acesso em 18. Jul. 2014
DOUTORES DA ALEGRIA. Doutores da Alegria – O Filme. Direção e Roteiro de Mama Mourão. São Paulo: Mamo Filmes e Grifa Mixer, 2005. Disponível em: http://www.doutoresdaalegriaofilme.com.br/.
DUPRAT, R. M. Atividades circenses: Possibilidades e perspectivas para a Educação Física escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
FONSECA, M. A. B. Serafim Ponte Grande....: o mundo enquanto circo. 1978. Dissertação (Mestrado em Letras). Departamento de Letras, Universidade de São Paulo, SP, 1978.
JENNINGS, G. O Circo – as aventuras de um circo viajando pela Europa do século XIX. Rio de Janeiro: Editora Record, 1987.
KRONBAUER, G. A.; NASCIMENTO, M. I. M. O circo e suas miragens: a Escola Nacional do Circo e a história dos espetáculos na produção acadêmica brasileira. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 52, p. 238-249, 2013.
KRONBAUER, G. A. O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil e a continuidade dos modos de vida dentro e fora da lona. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grosso, PR, 2016.
KRONBAUER, GA; SCORSIN, DM; TREVIZAN, M. Significados do Circo e das Atividades Circense para os Idosos da UATI. Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 167-183, 2013.
LUKÁCS, G. Para uma Ontologia do Ser Social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
MASETTI, M. Boas Misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar. São Paulo: Palas Athenas, 2003.
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO – O CIRCO. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2010.
MARX, K., ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
O CIRCO EM CONTEXTOS. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2011.
O CIRCO EM CONTEXTOS. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2012.
O CIRCO EM CONTEXTOS. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2013.
PARANÁ SECRETARIA, Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física. Curitiba: SEED-PR, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
SEDOR, F.; Atividade Circense na Educação Física Escolar. 2013. 37 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2013.
SIMON, J. M. Atividades Circenses: possibilidades de significação e representação do movimento nas aulas de Educação Física. (Caderno Pedagógico). In: Secretaria do Estado da Educação, PR. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE – Produções Didático-Pedagógicas. Volume II, 2013.
SIMON, J. M.; KRONBAUER, G. A. Atividades Circenses: possibilidades de significação e representação do movimento nas aulas de Educação Física. (Caderno Pedagógico). In: Secretaria do Estado da Educação, PR. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE – Artigos. Volume I, 2013.
SILVA, A. M. Corpo e diversidade cultural. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.23, n.1, p. 87-98, set. 2001.
SILVA, E. O Circo: sua arte e seus saberes. 1996. Dissertação (Mestrado em História). Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1996.
________. As múltiplas linguagens da teatralidade circense: Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil do final do século XIX e início do século XX. 2003. Tese de Doutora. Doutorado em História – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2003.
SILVA, E.; ABREU, L.A. Respeitável Público... O circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
SOARES, C. L. Imagens da Educação no Corpo. Campinas: Autores Associados, 2002.
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno Cedes, ano XXI, n. 53, p. 69-83, 2001.
TITOV, G. (org.). El Circo Sovietico. Moscou: Editora Progreso, 1975.
UNICENTRO. Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física (2010). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências da Saúde, Unidade Universitária de Irati.
UNICENTRO. Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física (2013). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências da Saúde, Unidade Universitária de Irati.
UNICENTRO. Resolução Nº 7-CEPE-CAD/UNICENTRO, de 21 de dezembro de 2012. Aprova o Regulamento de Extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração, UNICENTRO, Guarapuava, 21 de dezembro de 2012.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.