AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0017Mots-clés :
Extensão Universitária, Modelo de RE-AIM, ProSaúde.Résumé
Este estudo teve como objetivo analisar o alcance, a adoção e a eficácia do Projeto de Extensão Construindo um Futuro Saudável por meio da Promoção a Saúde (ProSaúde), da Universidade de Cruz Alta/RS. Participaram 12 professores de uma escola pública do município de Cruz Alta. Utilizou-se o modelo RE-AIM adaptado como instrumento. As informações foram interpretadas utilizando-se a análise de conteúdo. No ano de 2017, o ProSaúde alcançou 55% dos professores e a importância da temática saúde foi o principal motivo para a adesão ao projeto. Quanto à eficácia, foram apontadas: melhora nas estratégias de ensino, na relação aluno-professor, na adoção de hábitos saudáveis, no trabalho coletivo e na autonomia dos alunos. Conclui-se que a partir do projeto, professores e alunos aprenderam uns com os outros e os conhecimentos adquiridos foram levados para a casa dos alunos e professores, proporcionando uma mudança nos hábitos alimentares dos seus familiares.
Références
ALMEIDA, F. A; BRITO, F. A.; ESTABROOKS, P. A. Modelo RE-AIM: tradução e adaptação cultural para o Brasil. REFACS, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 6-16, 2013.
ASSIS, S. S. et al. Educação em saúde – proposta de utilização de um modelo no ensino de ciências. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, São Paulo, v.3, n. 2 p.108-120, Ago. 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATISTELLA, C. Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde. In: FONSECA, A. F. (Org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007. p. 51-86.
BEZERRA, Z. F. et al. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária. Educar em Revista, Curitiba, n. 37, p. 279-291, 2010.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf >. Acesso em: 10 maio 2017.
______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 20 dez. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 01 jul. 2017.
______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/570-perguntas-e-respostas/34641-ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude.html>. Acesso em: 25 jul. 2018.
BRESSAN, A.; MEDEIROS, D. C. A. Promoção da saúde na escola. Revista Pátio, Porto Alegre, v. 1, n. 69. 2014.
BUSS, P. M.; CARVALHO, A. I. Desenvolvimento da promoção da saúde no Brasil nos últimos vinte anos (1988-2008). Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, p. 2305-2316, 2009.
CANAL, V. A. P. Alimentação adequada dentro e fora do espaço escolar. 2001. 34 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C. da; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.19, n.3, p. 829-840, 2014.
CHIRELLI, M. Q.; MICHIMA, S. M. O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 3, n. 57, 2004.
CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.
DINIZ, M. C. P.; FIGUEIREDO, B. G.; SCHALL, V. T. Hortênsia de Hollanda: a arte da educação em saúde para prevenção e controle das endemias no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 533-556, 2009.
FORTUNATO, R.; CONFORTIN, R.; SILVA, R. T. Interdisciplinaridade nas escolas de educação básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Revista de Educação do Ideau, Getúlio Vargas, v. 8, n. 17, p. 1-15, 2013.
GLASGOW, T. M.; VOGT, S. M. B. Evaluating the public health impact of health promotion interventions: the RE-AIM framework. American Journal Public Health, v. 89, n. 9, p. 1322-7, 1999.
GOMES, L. C. O desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no município do Rio de Janeiro. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências na área de Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2012.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida professional de professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000.
KRUG, M. R. Construindo um futuro saudável por meio da promoção à saúde. Projeto de Extensão. Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, 2013.
______. M. R. Aprendizagem por Projetos na Educação Básica: A Educação Física como Disciplina Articuladora. Projeto de Extensão. Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, 2017.
MATTOS, E. B. V.; FERRARI JÚNIOR, J. C.; MATTOS, M. V. P. Projetos de Aprendizagem e o Uso de TIC´s–Tecnologias de Informação e Comunicação: Novos Possíveis na Escola. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 1-11, 2005.
MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) - Faculdade de Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F.; MOREIRA, A. F. O Aluno Pesquisador. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 15., Belo Horizonte, 2010. Anais eletrônicos... Recife, Tecnologia de Projetos, 2010. Disponível em: <http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7BFD0F0B4F-7178-443E-BEA147C03C68BA62%7D_O%20Aluno%20Pesquisador%20%20texto%20para%20XV%20ENDIPE%202010%20%20D%C3%A1cio%20et%20al%20pdf.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2018.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
OLIVEIRA, M.S.; TINOCO, G. A.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.
SANTOS, M. P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, 154-163, 2012.
SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Colabor@ - Revista Digital da CVA-RICESU, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2001.
SILVA, F. R.; CRISTINO, A. P. R.; IVO, A. A. As concepções de gestão escolar de professores de educação física de uma escola pública do município de Santa Maria/RS. Educere et Educare – Revista de Educação, Cascavel, v. 3, n. 5, 2008.
THOMAS, J.R.; NELSON, J.K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. Porto Alegre, Artmed Editora, 2002.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VENTURI, T.; PEDROSO, I.; MOHR, A. Educação em saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 6., Santo Ângelo, 2013. Anais eletrônicos... Santo Ângelo: URI, 2013. Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/?page_id=257>. Acesso em: 30 jan. 2018.
WENGZYNSKI, C. D.; TOZETTO, S. S. A formação continuada de professores e as suas contribuições para aprendizagem da docência. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 11., Maringá, 2012. Anais eletrônicos... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2012/trabalhos/po/po_008.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2018.
WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. The Ottawa Charter for Health Promotion. Geneva, Switzerland. 1986. Disponível em: <http://www.who.int/healthpromotion/conferences/previous/ottawa/en/index.html>. Acesso em: 24 jul. 2018.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.