EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DE SABERES TRADICIONAIS: AÇÕES COMUNITÁRIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22491.048Résumé
O presente relato objetivou apresentar as ações comunitárias desenvolvidas por um projeto de extensão que integrou saberes tradicionais e Educação para a Sustentabilidade em localidades do estado do Rio Grande do Norte (RN). O projeto intitulado “Saberes tradicionais e educação para a sustentabilidade: um projeto de extensão realizado na Vila de Ponta Negra (Natal) e Pium (Nísia Floresta e Parnamirim), RN” ocorreu entre dezembro de 2021 e julho de 2023, abrangendo atividades diversas, como: reuniões, visitação, promoção e participação em eventos, oficinas, produção de material audiovisual, oferta de formações, produção acadêmica (dissertações e teses) e produção de material didático. Os dados evidenciam que o projeto obteve resultados satisfatórios ao apontar o alcance das duas metas inicialmente traçadas (1- Sensibilização para uma educação sustentável; e 2 - Valorização da cultura local). Além disso, o projeto contribuiu para a formação científica e cidadã dos envolvidos, ao nortear instituições de ensino na adoção de políticas públicas que possam acelerar o processo de mitigação dos riscos e da vulnerabilidade socioambiental, alcance de metas e objetivos propostos pela Agenda 2030 e formação cidadã, além de incentivar no pensar e refletir sobre estratégias educativas em Educação para a Sustentabilidade em espaços escolares e não escolares, tanto a nível regional, quanto nacional.
Palavras-chave: Saberes locais; Cultura; Formação cidadã; Sustentabilidade.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.