LETRAMENTO EM SAÚDE: ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DE MÃOS DADAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24722.020

Résumé

A curricularização da extensão universitária em cursos de Medicina apresenta avanços e desafios significativos, considerando a carga horária extensa desses cursos e busca de iniciativas que mantenham interlocução com a comunidade. Este relato de experiência apresenta como um tema de pesquisa de iniciação científica propiciou a elaboração de um projeto de extensão, implementado e curricularizado em uma instituição pública de ensino superior. O projeto busca promover o letramento em saúde como fator essencial para a promoção da saúde e a qualidade de vida. Por meio de atividades como ações educativas em salas de espera e interações com escolas públicas, foram desenvolvidas competências comunicacionais e reflexivas nos estudantes, além de ampliar o impacto social da universidade. Os resultados apontam para uma melhora no entendimento da população sobre o processo saúde/doença e na formação humanizada dos alunos, além de reforçar o potencial transformador da curricularização da extensão universitária na integração da extensão-ensino-pesquisa.

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Daisy Maria Machado, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP,1985), residência médica em Pediatria pela UNIFESP (1987), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP. Desenvolveu seu trabalho de doutorado no atual Blood System Research Institute (antigo Irwin Memorial Blood Ctr) em São Francisco na Califórnia, ligado à University of California San Francisco (UCSF). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, atuando na área de Infectologia Pediátrica na assistência, ensino e pesquisa. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria da Universidade Federal de São Paulo e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria. Colaboradora do National Institute of Child Health and Human Development (NICHD) e do CCASAnet (The Caribbean, Central and South America Network for HIV Epidemiology), participa de estudos colaborativos multicêntricos na área de Infecção pelo HIV em crianças e adolescentes. Participa como membro do Comitê para Terapia Antirretroviral em Crianças e Adolescentes do Programa Nacional de DST/AIDS. Possui experiencia em Pediatria e Doenças Infecciosas, com foco em Infecção pelo HIV e coinfecções em crianças e adolescentes. Realizou Curso de Especialização em Educação na Saúde (CEES) 2020-2021 na Universidade de São Paulo (USP), no qual atua como preceptora desde 2022. Atualmente participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Desenvolvimento Docente da Escola Paulista de Medicina- UNIFESP.

Graziele Leite dos Santos, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Médica formada pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Diretora de Relações Internas da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia - Capítulo São Paulo (ABLAC-SP) entre 2021 e 2022. Membro da Liga de Farmacodependências (LFD) da Universidade Federal de São Paulo entre 2018 e 2020. Membro da Liga Acadêmica do Trauma (LAT) da Universidade Federal de São Paulo entre 2019 e 2022. Membro da Liga de Cirurgia Vascular e Endovascular (LACV) da Universidade Federal de São Paulo de 2020 a 2021. Membro da Liga de Cirurgia Plástica (LCP) da Universidade Federal de São Paulo de 2021 a 2022. 

Carolina Rodrigues Novais, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Estudante de Medicina da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), voluntária no projeto de extensão Voluntariado EPM. Foi membro do Comitê Organizador do BRAINCOMS- Brazilian International Congress of Medical Students (2022), na área do científico, e atuou como bolsista no Projeto de Extensão de Letramento em Saúde (2022). Atualmente, é integrante da diretoria da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e da Liga Acadêmica de Medicina Interna da EPM.

Gabriel Ronatty Tavares Santos, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Gabriel Ronatty é graduando em medicina na Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Durante o ensino médio, em sua Iniciação Cientifica Jr. no Núcleo de Terapia Celular e Molecular (NUCEL- www.usp.br/nucel), Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (FMUSP), desenvolveu e participou ativamente de pesquisas no campo da biologia molecular, biotecnologia e medicina. Laureado com prêmios como resultado de suas participações e apresentações do projeto "Descelularização pancreática visando à criação de um pâncreas bioartifical para o tratamento do diabetes tipo 1: Busca do melhor detergente" nas seguintes feiras cientificas e congresso: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e International Science and Engineering Fair (ISEF Intel 2017, Los Angeles), e no Congresso Acadêmico da Unifesp 2020, premiado em segundo lugar na área da saúde e reconhecido internacionalmente. Foi membro e coordenador do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFS discente), assim como fundador e diretor da Liga Acadêmica de Filosofia da Saúde - LAFIS, ligado ao Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde - UNIFESP/CNPq e atua como monitor da disciplina eletiva -"Há vida sem prognóstico? Quando a Filosofia, a Bioética e os Cuidados Paliativos se encontram!".

Fatima Kazue Okada, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2004). Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2008 e 2013) com ênfase em Reprodução Masculina Experimental. Realizou o Pós-doutoramento no Setor de Reprodução Humana pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018). Tem experiência na área da educação no: preparo, desenvolvimento e aplicabilidade de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia. Além disso tem experiência na área da reprodução masculina tanto toxicológica em animais quanto na amostra seminal de humanos. Atua com pesquisa desde a graduação. Durante esse período desenvolveu projetos de pesquisa e de extensão, financiados pela FAPESP, CNPq e FUNDUNESP. Desde a graduação ministrou aulas e continuou até o ingresso no Mestrado, sendo bolsista FAPESP. No doutorado, teve o projeto aprovado para o recebimento de auxílio à pesquisa ? FAPESP e de bolsa CAPES. Durante todo esse período de pesquisa científica, atuou na avaliação do efeito tóxico do quimioterápico etoposide sobre as células germinativas de animais experimentais. Avaliou o efeito de um possível citoprotetor celular para tentar minimizar os efeitos colaterais desse fármaco sobre a fertilidade masculina. A pesquisadora realizou pessoalmente toda a parte prática experimental, adquirindo conhecimento desde a administração de fármaco aos animais experimentais quanto o isolamento e o cultura de células germinativas. Para complementar a sua formação, realizou o pós-doutoramento no setor de Reprodução Humana da UNIFESP. 

Samara Urban de Oliva, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências Biológicas - Área: Farmacologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Ciências - Morfologia - Biologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente é professor da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Ministra aulas de Biologia do Desenvolvimento e Embriologia para o curso de Medicina. Atua na linha de pesquisa linha de pesquisa de Biologia da Reprodução e do Desenvolvimento, que tem por objetivo de investigar os efeitos de diferentes condições experimentais, como fatores químicos e em modelos experimentais de doenças crônicas, sobre a biologia da reprodução masculina, o comportamento sexual e a capacidade reprodutiva masculina, além de possíveis efeitos paternos sobre o desenvolvimento embriofetal, perinatal e efeitos tardios sobre a descendência, utilizando ratos Wistar como modelo experimental.

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Publié-e

2025-08-27

Numéro

Rubrique

Dossiê: Curricularização da Extensão - ARTIGOS