PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL DE PESSOAS COM COMPROMETIMENTO NEUROLÓGICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA GRUPAL
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24742.014Résumé
Pessoas com disfunção neurológica experimentam incapacidades e sintomas físicos, sensoriais, cognitivos e psiquiátricos; situações de isolamento social e de violação de direito. Portanto, necessitam de assistência em uma perspectiva integral. Este artigo relata a experiência do projeto de extensão “grupo de atividades e convivência: ampliando a participação de pessoas com deficiência na vida social”, desenvolvido junto às pessoas com disfunção neurológica, em um centro especializado em reabilitação. Com embasamento na Reabilitação Baseada na Comunidade e a partir de metodologia colaborativa, foram desenvolvidas atividades expressivas, artísticas e festivas, jogos e dinâmicas. A convivência e as experiências do fazer estimularam a construção e o fortalecimento de uma rede de apoio; a autonomia; a socialização; o sentimento de pertencimento; as trocas afetivas e o cuidado em saúde. Os resultados reafirmam que os grupos são estratégias possíveis para a prática em terapia ocupacional na busca pela saúde, participação na vida social e qualidade de vida.
Palavras-chave: Reabilitação; Participação social; Terapia Ocupacional; Qualidade de Vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.