O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

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DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25293.033

Resumo

Este artigo descreve a experiência de uma discente do curso de Enfermagem de uma universidade pública brasileira, extensionista do Projeto Promoção da Saúde Animal, Humana e Ambiental. O projeto está ancorado nas Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária Brasileira e aplica metodologias que integram a comunidade no planejamento das ações extensionistas junto com o extensionista, conferindo-lhe um caráter multidisciplinar e interdisciplinar. Essas ações abrangem públicos variados; portanto, as estratégias de educação em saúde são elaboradas por meio de materiais e linguagem adaptados conforme as necessidades da comunidade. Essas atividades impactaram positivamente a discente extensionista, no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro profissional de saúde e as comunidades atendidas, estimulando o autocuidado da saúde. Evidencia-se, assim, a relevância da extensão como pilar fundamental da universidade pública para a formação dos profissionais, de forma a estimular o compromisso social e a responsabilidade profissional.

Palavras-chave: Enfermagem; Extensão Universitária; Formação do profissional de saúde.

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Biografia do Autor

Tania Gabriele Valverde da Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aluna de Graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Márcia Kiyoe Shimada, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Microbiologia.

Larissa Reifur, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Comparative Medicine and Integrative Biology.

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Publicado

2025-10-10