USO DO INSTAGRAM PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES ESCOLARES
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25496.060Résumé
O avanço das redes sociais digitais vem transformando as interações sociais e possibilitando novas práticas de leitura e difusão do conhecimento, destacando-se por seu foco na comunicação visual e pelo uso frequente entre adolescentes. Este estudo objetiva apresentar o uso do Instagram como tecnologia educativa em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva, realizada no segundo semestre de 2023 com 50 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual no interior do Ceará. Criou-se o perfil @proj.saudesexualnaadolescencia, com publicações interativas durante sete semanas sobre temáticas da saúde sexual e reprodutiva. Foram produzidos 45 posts, 18 enquetes, 171 stories, quatro reels e uma live de encerramento, gerando 599 comentários. Conclui-se que a experiência de utilizar a plataforma demonstrou a viabilidade de um espaço eficaz de aprendizagem, com bom engajamento e potencial pedagógico positivo para a educação em saúde.
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Redes sociais online; Saúde sexual e reprodutiva; Adolescentes; Saúde Escolar.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.