AFRODESCENDENTES E SUAS RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS NA UEPG: ESPAÇOS DE VISIBILIADE E INVISIBILIDADE
Mots-clés :
Afrodescendentes, Políticas afirmativas, Inclusão social, Espaços interditos, Ações extensionistasRésumé
A política de afirmação vem buscando a inclusão de afrodescendentes em diversos segmentos da sociedade. Nas universidades, tal política é evidenciada tanto no ingresso de docentes, discentes e funcionários, como na sua inserção nos espaços de ensino, pesquisa e extensão, e também em espaços administrativos. Embora seja uma política com diretrizes homogeneizante, isto não garante uma abrangência espacial igual em todos os lugares, evidenciando-se espaços com maior visibilidade e espaços de total invisibilidade. Desta forma, busca-se analisar a inclusão espacial dos afrodescendentes na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), identificando espaços de inclusão e espaços interditos, como subsidio para uma ação extensionista futura. Para tanto, são levantados primeiramente dados secundários junto às diferentes Pró-Reitorias desta instituição (legislação, editais, estatísticas, etc.), bem como a literatura já produzida intra e extra “muros” relacionada à questão. Num segundo momento, aprofunda-se a investigação através de pesquisa qualitativa junto aos “sujeitos” deste processo. Embora as ações afirmativas se enquadrem em políticas de inclusão, estas trazem consigo contradições, acirrando também preconceitos e, consequentemente, interdições, que necessitam ser combatidas.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.