COLETIVO EDUCADOR PARA O TERRITÓRIO PORTAL DA AMAZÔNIA: CONSTITUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Auteurs-es

  • Luiz Fernando Cladeira Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Marília Camhlutti Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável
  • Marcos Roberto Tiso Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável

Mots-clés :

Educador Popular Ambiental, Atividades socioambientais, Pesquisa-Ação-Participante, Projetos de Intervenção.

Résumé

A Educação Ambiental deve ser permanente, participativa e continuada. Para que isso ocorra se faz necessária a união de instituições públicas e privadas na formação de educadores ambientais populares. O Programa Coletivo Educador consiste no fortalecimento desse processo através das atividades socioambientais de caráter pedagógico. Na metodologia do Programa foram adotadas três metas, sendo elas: a realização de articulação, seleção e implantação de quatro núcleos; formação inicial de 160 educandos através de módulos e intervenções educacionais e por último o fortalecimento e novas parcerias para o processo de formação continuada de educadores ambientais. Após três anos de projetos foram constituídos 4 microterritórios, formados 107 coletivos educadores ambientais e a implementação de 38 projetos de intervenção ambiental. A Educação ambiental no Portal da Amazônia teve suas bases lançadas e deve continuar sua construção de forma dinâmica e continuada buscando a conscientização e transformação individual e coletiva.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Fernando Cladeira Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor, Professor Adjunto do Departamento de Agronomia.

Marília Camhlutti, Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável

Especialista, Consultora Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.

Marcos Roberto Tiso, Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável

Especialista, Consultor Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.

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Publié-e

2013-06-10