REPENSANDO VALORES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALTERIDADE E ESTRATÉGIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE ENVOLVE SEXUALIDADE NA JUVENTUDE E NA ADOLESCÊNCIA
Mots-clés :
Sexualidade, Orientação Sexual, Adolescentes.Résumé
O trabalho que segue é uma reflexão em torno da atuação dos acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa em um projeto de extensão chamado Plugados na Prevenção. O projeto Plugados na Prevenção tem por objetivo discutir sobre sexualidade na juventude e adolescência, buscando informar sobre prevenção, transmissão, tratamentos, sinais e sintomas das DST/AIDS. Busca ainda desenvolver atividades educativas sobre sexualidade humana tendo por objetivo estimular a reflexão dos jovens e dos adolescentes sobre as relações sociais que envolvem a sexualidade, especificamente as relações familiares, relações com amigos, relações com as mídias e demais instituições sociais. A problemática exposta neste artigo procura aproximar o leitor dos impasses enfrentados pelos acadêmicos, futuros profissionais que precisam ponderar sobre valores pessoais e atuação profissional. Veremos como a atividade extensionista proporciona um bom espaço de mediação entre contexto de vivência pessoal e de vivência profissional fundado em um contexto de sinceridade, onde valores nem sempre convergentes podem conversar de modo satisfatório. A presente exposição se fará primeiramente pela descrição do Projeto Plugados na Prevenção, seguindo da abordagem em relação entre os valores pessoais e formação profissional, do enfrentamento teórico-metodológico de um possível descompasso entre valores pessoais e valores profissionais e, por fim, pelo vislumbre das estratégias pedagógicas pelas quais optamos no projeto de extensão em questão.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.