A FORMAÇÃO DE ALUNOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFMG: PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA (PEI) – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0001
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0001Mots-clés :
Extensão universitária, Percursos formativos, Identidade docente.Résumé
Neste trabalho, apresentamos os impactos sobre os percursos formativos de alunos da graduação inseridos em um Programa de extensão universitária na UFMG. O objetivo do Programa Escola Integrada (PEI/UFMG) era que os alunos participassem como bolsistas nas oficinas que ocorriam no contraturno escolar, em decorrência da ampliação de jornada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, nas escolas da Rede. A partir de entrevistas realizadas com bolsistas da área de Acompanhamento Escolar, percebemos os dilemas que foram vivenciados e como eles foram resolvidos. Esperamos compreender a função dos programas da Extensão Universitária em suas relações com o ensino e a pesquisa.Références
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP1/2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em outubro de 2015.
CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDUN, Evandro (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012. p. 103-126.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
FERREIRA, L. A; REALI, A. M .M .R: Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um programa de iniciação à docência para professores de educação física. In: Reunião anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, 28º, GT 08, 2005 Caxambu/MG. Disponível em: < http://28reuniao.anped.org.br/gt08.htm>. Acesso em setembro de 2015.
FREITAS, M. N.C: Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155-172, março/ 2002. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115>. Acesso em outubro de 2015.
GEBER, S. P: Metodologias de orientação nas áreas de acompanhamento pedagógico, educação física /dança e artes visuais no Programa Escola Integrada UFMG. In: GRUIMARÃES, M.B; MAIA, C.L; PASSADES, D.B.M.S. (orgs.) Educação Integral: contribuições da extensão da UFMG. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
GIUST-DESPRAIRIES, F: O mito da escola republicana: uma fundação identificadora saturada. In: NICOLLE, O; KAËS, R: A instituição como herança: mitos de fundação, transmissões, transformações. – Aparecida, São Paulo. Ideias & Letras, 2011. (Coleção Psicanálise Século I)
GUIMARÃES, M. B; PASSADES, D. B.M.S; OLIVEIRA, N.F. C: O Programa Escola Integrada UFMG. In: GUIMARÃES, M.B; MAIA, C.L; PASSADES, D.B.M.S. (orgs.) Educação Integral: contribuições da extensão da UFMG. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. p. 123-137.
KAËS, R: Os espaços psíquicos comuns e partilhados: transmissão e negatividade. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. (Coleção Psicologia Social, Inconsciente e Cultura / Coordenadora Maria Inês Assumpção Fernandes)
OLIVEIRA, N. F. C: Extensão universitária e educação básica: o caso do Programa Escola Integrada – UFMG. 2014. 423 p. Dissertação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
PIMENTA, S. G: Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. In: Revista Faculdade de Educação. São Paulo. V.22. n.2. p.72-89, jul/dez. 1996. Disponível em:
< http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317.>. Acesso em setembro de 2015.
TARDIF, M; RAYMOND, D: Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação & Sociedade, ano XXI, n 209 o 73, Dezembro/2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em setembro de 2015.
VILLANI, A. et al: Contribuições da Psicanálise para uma metodologia de pesquisa em Ensino de Ciências. In: SANTOS, F. M.& GRECA, I. M: A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. pp 323 – 390.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.