UM CONVITE À EXTENSÃO NAS ILHAS: ENTRE A REALIDADE E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA LICENCIADOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0004

Auteurs-es

  • Antonio Marcio Haliski Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Maria Lucia Buher Machado Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Valéria Cristina Ferreira Haliski Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Patricia Martins Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0004

Mots-clés :

Projeto, Extensão, Ilhas, Escola

Résumé

Este artigo é um relato de experiência do trabalho desenvolvido em 2014 e tem como propósito atrair olhares de instituições/projetos para uma área, muitas vezes, invisibilizada por sua condição de ilha. A partir do desenvolvimento de um projeto de iniciação à docência para alunos do curso de Ciências Sociais, do Instituto Federal do Paraná, o artigo evidencia uma proposição cuja intenção é o desenvolvimento de práticas extensionistas nas ilhas do litoral do Paraná/Brasil, que envolvam a universidade-escola-comunidade, num processo de construção de conhecimentos e ações junto às escolas. Metodologicamente, a partir de uma análise qualitativa, mostraremos a realidade e os desafios no desenvolvimento de uma prática extensionista, tendo como referência o projeto que desenvolvemos (realidade objetiva) e os seus limites e possibilidades (pela nossa experiência), que aqui chamamos de desafios, no sentido da implantação de formas diferenciadas de educação, como é o caso da Educação do Campo, bem como a dificuldade em propagarmos uma educação pautada no buen vivir das comunidades (ACOSTA, 2012), e que, ao mesmo tempo, sirva para (re)significarmos a própria ciência a partir do que se entende por uma ciência pública (FLORIANI, 2015). Finalmente, como resultado da referida ação, esperamos contribuir para o debate em torno da importância de projetos educacionais voltados às realidades em que as escolas estão inseridas e, desta forma, instigarmos a proliferação de projetos de extensão, com este viés, no espaço analisado.

Bibliographies de l'auteur-e

Antonio Marcio Haliski, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Maria Lucia Buher Machado, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Valéria Cristina Ferreira Haliski, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Brasil.

Patricia Martins, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil. Aluna do curso de Doutorado em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

Références

ACOSTA, A. Buen Vivir. SumakKawsay, Una oportunidad para imaginar otros mundos. Quito: Abya-Yala, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. PIBID. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=233:pibid-apresentacao&catid=155:pibid&Itemid=467. Acesso em: 18/06/2015.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário de educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Expressão Popular, 2012.

FLORIANI, D. Las ciencias sociales en América Latina: lo permanente y transitorio, preguntas y desafíos de ayer y hoy. Polis, Revista Latinoamericana. Disponível em: https://polis.revues.org/11149?lang=pt. Acesso em: 22/03/2015.

GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: Políticas e Impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. Editora UFPR, 2013.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação – SEED, 2006.

_____. Proposta Pedagógica das escolas das Ilhas do litoral Paranaense. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - SEED, 2009.

ROSSI, R. Educação do campo: questões de luta e pesquisa. Curitiba: CRV, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2016-08-23