UM CONVITE À EXTENSÃO NAS ILHAS: ENTRE A REALIDADE E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA LICENCIADOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0004
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0004Parole chiave:
Projeto, Extensão, Ilhas, EscolaAbstract
Este artigo é um relato de experiência do trabalho desenvolvido em 2014 e tem como propósito atrair olhares de instituições/projetos para uma área, muitas vezes, invisibilizada por sua condição de ilha. A partir do desenvolvimento de um projeto de iniciação à docência para alunos do curso de Ciências Sociais, do Instituto Federal do Paraná, o artigo evidencia uma proposição cuja intenção é o desenvolvimento de práticas extensionistas nas ilhas do litoral do Paraná/Brasil, que envolvam a universidade-escola-comunidade, num processo de construção de conhecimentos e ações junto às escolas. Metodologicamente, a partir de uma análise qualitativa, mostraremos a realidade e os desafios no desenvolvimento de uma prática extensionista, tendo como referência o projeto que desenvolvemos (realidade objetiva) e os seus limites e possibilidades (pela nossa experiência), que aqui chamamos de desafios, no sentido da implantação de formas diferenciadas de educação, como é o caso da Educação do Campo, bem como a dificuldade em propagarmos uma educação pautada no buen vivir das comunidades (ACOSTA, 2012), e que, ao mesmo tempo, sirva para (re)significarmos a própria ciência a partir do que se entende por uma ciência pública (FLORIANI, 2015). Finalmente, como resultado da referida ação, esperamos contribuir para o debate em torno da importância de projetos educacionais voltados às realidades em que as escolas estão inseridas e, desta forma, instigarmos a proliferação de projetos de extensão, com este viés, no espaço analisado.Riferimenti bibliografici
ACOSTA, A. Buen Vivir. SumakKawsay, Una oportunidad para imaginar otros mundos. Quito: Abya-Yala, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. PIBID. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=233:pibid-apresentacao&catid=155:pibid&Itemid=467. Acesso em: 18/06/2015.
CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário de educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Expressão Popular, 2012.
FLORIANI, D. Las ciencias sociales en América Latina: lo permanente y transitorio, preguntas y desafíos de ayer y hoy. Polis, Revista Latinoamericana. Disponível em: https://polis.revues.org/11149?lang=pt. Acesso em: 22/03/2015.
GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: Políticas e Impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. Editora UFPR, 2013.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação – SEED, 2006.
_____. Proposta Pedagógica das escolas das Ilhas do litoral Paranaense. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - SEED, 2009.
ROSSI, R. Educação do campo: questões de luta e pesquisa. Curitiba: CRV, 2014.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.