DESAFIOS NA INCLUSÃO DIGITAL E ALTERNATIVAS ENCONTRADAS POR UNIVERSITÁRIOS AMAZÔNIDAS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0013
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0013Mots-clés :
Inclusão Digital, Pessoas Idosas, Obstáculos.Résumé
Atualmente, tem se intensificado as discussões sobre a importância da Inclusão Digital e alguns grupos deestudiosos, de diversas áreas de conhecimentos,têm unido esforços para integrar, por meio de atividades extensionistas, pessoas idosasà sociedade da informação. O Projeto IDIGETI (Inclusão Digital no GETI (Grupo de Educação na Terceira Idade)), do Campus de Castanhal da UFPA (Universidade Federal do Pará), localizado no nordeste paraense, promove, a partir de exposições teóricas e práticas, o saber sobre a utilização de tecnologias digitais, conhecimento preconizado no Estatuto que regulamenta os direitos deste público.Porém, existem fatores que obstruem a chegada dessa população ao ambiente virtual,e a presente pesquisa vem relatar as adversidades encontradas por um grupo de idosos da cidade de Castanhal,revelando, então, as problemáticas e alternativas encontradas para promover esse segmento social junto às TIC´S (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Références
ARCURI, I. G. Velhice: da gerontofobia ao desenvolvimento humano. In: CÔRTE, B.; MERCADANTE, E. F.; ARCURI, I. G. (org.) Velhice, envelhecimento e complex(idade). São Paulo: Vetor, 2005, p. 35-56.
BRASIL. Estatuto do idoso, 2003. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm>. Acesso em: 18 dez. 2015.
FREESE, J.; RIVAS, S.; HARGITTAI, E. Cognitive ability and internet use among older adults. Poetics, v. 34, nº 4, p. 236-49, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, M. C; MARUYAMA, S. A. FERREIRA, T. F e MOTTA, A. M. A. (2002). Perspectivas das pesquisas em gerontologia e geriatria: revisão da literatura. Ver. Latino Americano de Enfermagem, v. 10, n.2, pp. 2221-228.
GABRIEL. M. C. C. Educ@r – A (r)evolução digital na educação. Ed Saraiva, 2013.
GRANDA, Tatiane Krempser; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Inclusão Digital na Terceira Idade: Identificando Contribuições e Lacunas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió, 2011. p. 1-13.
IBGE. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/04/acesso-internet-chega-494-da-populacao-brasileira>. Acesso em: 27 de ago. 2015.
KACHAR, V. (2001). A terceira idade e o computador: interação e produção num ambiente educacional interdisciplinar. Tese de Doutorado em Educação. São Paulo, PUC.
_______, V. A terceira idade e a exploração do espaço virtual da internet. In: Côrte, Beltrina; Mercadante, Elisabeth e Gaeta, Irene Arcuri. (Org.). Envelhecimento e Velhice: um guia para a vida. : Editora Vetor, 2006, v., p. 287-306.
_______, V. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital - Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v.13, n 2, p. 131-147, nov. 2010. Acessado em 21/12/2015.
_______, V. Terceira idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003.
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa In: Características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração, V.1, Nº 3, 2°SEM. São Paulo. 1996.
NERI, A. L.; CACHIONI, M. Velhice bem sucedida e educação. In: NERI, A. L.; DEBERT, G. G. (Org.). Velhice e sociedade. Campinas: Papirus, 1999.
NUNES, R. C. (1999). Metodologia para o ensino de informática para a terceira idade: aplicação no CEFET/SC. Dissertação de mestrado em Engenharia de Produção. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C., & NEVES, R. (2011). Os idosos na aquisição de competências TIC. Educação, Formação & Tecnologias, 4(2), 15-24 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.
RYBASH, J. M. (1995). Adult and development and aging. Nova York, Brown & Benchmark Publishers.
SILVEIRA, S, A. Exclusão Digital – a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
SOUZA, Carlos Henrique Souza. Comunicação, Educação e Novas Tecnologias. Ed. FAFIC. Rio de Janeiro 2003.
SOUZA, J. A. G e IGLESIAS, A. C. R. G. (2002). Trauma nos idosos. Ver. Assoc. Med. Bras., v. 48, n.1, pp. 79-86.
WHITE, H. et al. A randomized controlled trial of the psychosocial impact of providing internet training and access to older adults. Aging Ment. Health, v. 6, nº 3, p. 213-21, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.