USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0010
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0010Mots-clés :
tecnologias digitais de informação e comunicação, formação de professores, Moodle.Résumé
O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) por professores pode configurar um modo capaz de impactar no processo de ensino–aprendizagem, razão pela qual é relevante identificar como esse público utiliza tais artefatos.Nesse contexto, desenvolveu-se um projeto de extensão com o objetivo de diagnosticar como docentes empregam tecnologias digitais, em especial o Moodle, no contexto de suas aulas. Para tanto, aplicou-se um questionário a uma amostra de docentes, cujos resultados permitiram não apenas diagnosticar, mas também identificar as necessidades de aprendizagem desse público. Foram analisadas as respostas de 53 docentes. Por meio dessa análise, identificou-se há quanto tempo lecionam, se já receberam capacitações e quais recursos tecnológicos usam. Diante das necessidades de aprendizagem identificadas, realizaram-se formações destinadas aos docentes da instituição que, posteriormente, foram estendidas a docentes da Educação Básica interessados na temática.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.