OS CARBOIDRATOS NO COTIDIANO: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA BIOQUÍMICA PARA ALUNOS DO 9º ANO EM ESCOLAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS-PA
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0014Mots-clés :
bioquímica (carboidratos), ensino-aprendizagem de bioquímica, teoria e prática da ciência.Résumé
Vinculado ao projeto Atividades didático‐pedagógicas para a Bioquímica para o Ensino Fundamental, o presente artigo apresenta os resultados de uma ação extensionista, a fim de levar aulas práticas de bioquímica (ramo da ciência que estuda, especialmente, estruturas e funções das biomoléculas dos compostos orgânicos celulares) para o espaço das salas de aula do 9º Ano, de quatro escolas ribeirinhas da região do baixo Tocantins, no município de Cametá-PA. As aulas, que contaram com um público de 85 alunos, abordaram temas como a importância dos carboidratos e a identificação de biomoléculas em alimentos, por meio de uma metodologia que parte do uso de materiais alternativos presentes no dia a dia das comunidades, estabelecendo a relação entre teoria e prática, de forma a contribuir positivamente para o aprendizado dos alunos.
Références
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das células (Ensino Médio). 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília, 1998.
CARVALHO, R. M. B. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 32, p. 151-170, jul./dez. 1999.
COELHO, L. S., A concepção de uma professora e de seus alunos sobre a prática de atividades experimentais no Ensino de Ciências. 2011, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
FREDERICK, A. B. et al. Introdução à bioquímica. Tradução de Mauro de Campos Silva, Gianluca Camillo Azzellini. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
KRASILCHIK, M., Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Perspectiva, São Paulo, p. 85-93, jan. 2000.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos da educação e ensino)
MOREIRA, A. C.; SANTOS, H. et al. A música na sala de aula - A música como recurso didático. Unisanta Humanitas, Santos, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014.
MUNARI, A. Jean Piaget. Tradução e organização de Daniele Sahed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.
PARKER, S. O livro do corpo humano. São Paulo: Ciranda Cultural, 2007.
SIGNORELLI, V. Conversa de professor: Ciências. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância, 1996, 47 p. (Caderno da TV Escola).
SOCIEDADE Brasileira de Diabetes, Departamento de Nutrição. Manual oficial de contagem de carboidratos regional. Rio de Janeiro: Dois C: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009.
SOUZA, N. C.; TEIXEIRA DIAS, V. M.; SCHWANTES, L. Reflexões sobre o laboratório e o Ensino de Ciências: Experiências a partir do programa observatório da educação. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande FURG, Financiamento CAPES/Inep, 2009.
TIRE 10 dúvidas sobre dieta. Disponível em: <http://www.sismamt.org.br/materia/impressao.php?id=9646>. Acesso em: 10 jun. 2015.
TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. l. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2013. (Coleção Ideias em ação).
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.