O PROJETO DE EXTENSÃO “CAPACITAÇÃO DE TUTORIA EM NATAÇÃO ADAPTADA”
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0010Parole chiave:
Extensão, Pessoas com deficiência, Tutoria.Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de extensão “Capacitação de tutoria em natação adaptada”. A ação foi promovida para contribuir com a formação universitária dos acadêmicos, sendo dividida em conteúdo teórico, conteúdo prático e intervenção como tutores de nadadores com deficiência física. Participaram do módulo teórico da capacitação 32 acadêmicos, dos quais 9 atuaram como tutores. Destes, 5 informaram ter conhecidos ou familiares com deficiência e 4 declararam não ter nenhum contato anterior com essa população. Nenhum tinha experiência prévia em atuar como tutor de pessoas com deficiência. Para os graduandos que participaram da ação de tutoria, observou-se que eles demonstraram maior interesse em atuar com pessoas com deficiência como foco de atuação após formados. Conclui-se que a participação no projeto de extensão auxiliou no processo de formação profissional dos participantes, além de contribuir para uma mudança positiva sobre a percepção da pessoa com deficiência.
Riferimenti bibliografici
ABENHAIM, E. Deficiência mental, aprendizagem e desenvolvimento. In: DIAZ, F. et al. (Orgs)._Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, p. 237-243, 2009. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/rp6gk/22>. Acesso em 29 jun. 2017.
ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. M. Librandi. Meta-avaliação de uma extensão universitária: Estudo de caso._Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 15,_n. 2,_p. 131-157, Jul._ 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25_ago._ 2017._
Brasil. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 ago. 2009. Seção 1, p. 3
DOS SANTOS, M. P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior._Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 2, p. 154-163, 2012.
FOLETTO PIVETTA, H. M. et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva._Linhas Críticas, v. 16, n. 31, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/3028/2628>. Acesso em: 15 jun. 2017.
GOMES CEZARIO, K. et al. Promoção da saúde e deficiência visual: produção das pós-graduações brasileiras._Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 11, n. 2, 2010.
IBGE, CENSO Demográfico 2010, Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2012 disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. _Acesso em: 16 jul. 2017.
KLAVINA A.; BLOCK, M. E. The effect of peer tutoring on interaction behaviors in inclusive physical education. Adapted physical activity quarterly, v.25, n. 5, p. 132-158, 2008.
MANCHUR, J.; SURIANI, A. L. A.; DA CUNHA, M. C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas._Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
MIRAVET, L. M.; CIGES, A. S.; GARCÍA, O. M. An experience of reciprocal peer tutoring at the university._Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 2809-2812, 2014.
Nascimento, L.C.G. Natação paralímpica de atletas com deficiência Intelectual: promoção de saúde e análise cinemática. 2016. 112 f. Tese (Doutorado em Promoção da Saúde) Universidade de Franca, Franca, 2016.
NUNES, A. L. P. F.; DA CRUZ SILVA, M. B. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade._Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: < http://revista.uemg.br/index.php/malestar/article/view/60/89>. Acesso em: 01 ago. 2017.
OMOTE, S. Deficiência e não deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, v.1, n.2, p. 65-73, 1994.
QI, J., HÁ, A.S. Inclusion in Physical Education: A review of literature. International Journal of Disability, Development and Education, v. 59, n. 3, p. 257-281, 2012.
SANTOS, B. S.; ALMEIDA FILHO, N._A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Almedina, 2008. Disponível em: < http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf>.
SARMIENTO, J. P. Healthy universities: mapping health-promotion interventions._Health Education, v. 117, n. 2, p. 162-175, 2017. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/HE-07-2016-0028>. Acesso em: 14 jun. 2017.
TOPPING K. Tutoria Academia Internacional de Educação. UNESCO Série Práticas Educativas: Departamento Internacional de Educação, 2000.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. International classification of impairment, disabilities, and handicaps: a manual of classification relating the consequences of disease, published in accordance with resolution WHA29. 35 of the Twenty-ninth World Health Assembly, 1976. Geneva, 1980.
______. World Health Organization. Relatório Mundial sobre a deficiência. São Paulo: SEDPcD, 2012.
ZANUTTO, A.; ISHIDA, S. P.; DUARTE, E. R. Projeto de extensão “Orquestrando a reciclagem”. Revista Conexão UEPG, v. 13, n. 2, p. 340-349, 2017.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.