EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESCOLARIZAÇÃO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁ (ANOS INICIAIS) – RELATO DA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIOESTE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0007Parole chiave:
Educação, Jovens e adultos, Escolarização, Àreas de reforma agrária.Abstract
Este artigo é o relato de experiência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que, por meio de um projeto de extensão, intencionalizou levar escolarização em áreas da reforma agrária no estado do Paraná. O projeto objetivou organizar 60 turmas dos anos iniciais, do ensino fundamental, com o mínimo de 20 alunos cada, num total de 1.200 alunos, certificando aqueles que lograssem êxito e, concomitantemente a isto, realizar a formação da equipe pedagógica. A carga horária de ensino foi de 1.600 horas, distribuídas ao longo de dois anos e houve a movimentação de cerca de 3 milhões de reais. A matriz curricular adotada foi as áreas do conhecimento. Como resultado, podemos apontar a certificação de 370 jovens e adultos analfabetos, e de mais de outros 400 que aprenderam a ler e escrever.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/INCRA. Manual do Programa Nacional de Educação na reforma agrária/ PRONERA, Brasília/DF, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diretoria de Educação para Diversidade e Cidadania. Coordenação Geral de Educação do Campo, Brasília/DF, 2002.
BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018.
DI PIERRO, M.C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p.1115-1139, Especial – Out. 2005.
MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
MST. Caderno Pedagógico do MST. Sempre é tempo de aprender, n. 11, 2003.
UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Educação de Jovens e Adultos: Escolarização em áreas de Reforma Agrária do Paraná (Anos Iniciais), 2013, p. 72. Mimeo.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.