EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESCOLARIZAÇÃO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁ (ANOS INICIAIS) – RELATO DA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIOESTE

Autori

  • Janete Ritter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0007

Parole chiave:

Educação, Jovens e adultos, Escolarização, Àreas de reforma agrária.

Abstract

Este artigo é o relato de experiência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que, por meio de um projeto de extensão, intencionalizou levar escolarização em áreas da reforma agrária no estado do Paraná. O projeto objetivou organizar 60 turmas dos anos iniciais, do ensino fundamental, com o mínimo de 20 alunos cada, num total de 1.200 alunos, certificando aqueles que lograssem êxito e, concomitantemente a isto, realizar a formação da equipe pedagógica. A carga horária de ensino foi de 1.600 horas, distribuídas ao longo de dois anos e houve a movimentação de cerca de 3 milhões de reais. A matriz curricular adotada foi as áreas do conhecimento. Como resultado, podemos apontar a certificação de 370 jovens e adultos analfabetos, e de mais de outros 400 que aprenderam a ler e escrever.

Biografia autore

Janete Ritter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

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Pubblicato

2018-12-14