REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0005Parole chiave:
Extensão Universitária, Didática, Formação de Professores.Abstract
O conhecimento sobre projeto extensionista e suas possíveis contribuições para a formação inicial de licenciandos em Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG - PR é a temática deste artigo, tendo em vista as recentes discussões sobre curricularização da extensão. Intenciona-se refletir sobre contributos do projeto extensionista denominado: “A dimensão didática no trabalho docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar”, desenvolvido junto aos acadêmicos de diversas licenciaturas na UEPG. Compreendendo a extensão como espaço oportuno para o estabelecimento de dialogicidade entre universidade e comunidade, as considerações aqui expressas trazem à baila aspectos relativos ao sentido da extensão na formação do licenciando, tornando-a mais significativa, observando-se as contribuições de André (2010), Garcia (2012), Gatti (2013, 2014), entre outros. Constata-se que a extensão universitária na formação inicial de professores propicia aos licenciandos, além do contato com, a percepção sobre a realidade docente, favorecendo a construção do conhecimento, envolvendo todos os partícipes.
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